quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Solidão - Uma oportunidade de ouvir a voz de Deus.


      Quem nunca passou por momentos de solidão? Chega um determinado momento na vida da gente em que nos encontramos vazios e sozinhos. Experimentamos a multidão e ainda assim a sensação de estar só é cada vez mais forte.
        Esse é um momento de avaliar, consertar, ver os prós e os contras, momento de ver onde temos errado os comportamentos que necessitam ser modificados, as atitudes e decisões que precisam ser tomadas. Avaliar quem são os verdadeiros amigos, as pessoas que realmente nos amam, avaliar quem nós amamos e qual o real valor que temos dado a essas pessoas.
     Nesse momento descobrimos o que é estar próximo e o que é estar junto... Ás vezes estamos próximos, mas não estamos juntos, e as vezes estamos tão longe, mas ao mesmo tempo tão perto, tão junto.
É na solidão que descobrimos nossas fraquezas, nossos defeitos, nossas limitações..
E às vezes nesse vazio descobrimos coisas que não nos agradam... Descobrimos que nossas fraquezas muitas vezes são quem amamos. Mas como pode isso?
Nesse momento é hora de avaliar, rever os conceitos, retomar o caminho. A solidão não é algo ruim, depende do ponto de vista de como a encaramos. Às vezes a solidão se torna a melhor amiga. O próprio Jesus se ausentava. Ele também teve seus momentos de solidão, e estar na solidão é aproveitar para estar mais próximo de Deus.
Tenho descoberto que a solidão muitas vezes é um remédio, um remédio contra mim, contra minhas atitudes... Na solidão me conserto, enxergo o que não enxergo na multidão. Na solidão descubro que amigos não são amigos, que aqueles que estão longe fazem falta, descubro que a vida é passageira... Que me apego a coisas e pessoas que não valem a pena. Descubro que nem tudo é como parece.
Bob Davies e Lori Rentzel em seu livro “Restaurando a Identidade” afirmam que para aprendermos a construir sólidas amizades, precisamos cultivar nossa capacidade de encontrar paz e sustento quando ficamos a sós com o Senhor e com nós mesmos, que desenvolver capacidade para a solidão envolve mais que criar uma forte vida de oração ou um tempo regular de leitura bíblica. Envolve aprender a relaxar e desfrutar da presença de Deus e desfrutar de nós mesmos quando estivermos com Ele, Aprender a pôr de lado o esforço e assimilar a beleza da vida cotidiana e o mundo que nos rodeia. Na solidão, se cultiva a sensibilidade e uma verdadeira apreciação dos outros.
Henri Nouwen autor do livro Reaching Out (Buscando), vê a importância da solidão como fundamento para relacionamentos: “Sem a solidão do coração, a intimidade da amizade, do casamento e da comunidade, a vida não pode ser criativa. Sem isso nossos relacionamentos com os outros seriam mesquinhos e avarentos, pegajosos e colantes, dependentes e sentimentais, exploradores e parasitários. Sem que o coração fique só, não podemos experimentar os outros como seres diferentes de nós mesmos, mas apenas como pessoas que podem ser usadas para solução de nossas próprias necessidades, frequentemente ocultas.”
Ele prossegue descrevendo a força dos relacionamentos edificados e sobre a segurança interior e a solidão: “Nesta solidão podemos fortalecer uns aos outros através do respeito mútuo, através da consideração atenciosa da individualidade de cada um, através de uma distancia submissa da privacidade de cada um, e uma reverente compreensão da sacramentalidade do coração humano”.
Para a pessoa independente a solidão fornece um lugar para respirar e refazer-se antes de voltar ao envolvimento com outros. Para a pessoa que luta com dependência emocional, o momento a sós oferece uma oportunidade de experimentar diretamente a cura e o conforto do Senhor e aprender a apreciar a companhia de alguém. Quando os momentos a sós são bem-vindos, e não temidos, os impulsos ansiosos para a dependência perdem grande parte de seu poder.
Acredite estar na companhia de pessoas que amamos é muito bom e também muito importante, mas não rejeite o momento de estar só consigo mesmo, com Jesus e com O consolador, Espírito Santo.
Nesses momentos aproveite para se auto-avaliar, para se consertar, chorar, rir e experimentar o consolo e os braços do Amado de nossas almas, pois Ele nos fala até mesmo com seu silêncio.

Deus te abençoe!!


26 comentários:

  1. Maravilhoso!

    Ensina-me Senhor a Te ouvir em meus momentos de solidão.

    ResponderExcluir
  2. Elder já estou aqui, rs,rs.
    Vim retribuir a visita e comentar:
    Gostei do seu blog, amei a maneira de abordagem dos assuntos, a principio gostei por não ser polêmico e transmitir a mensagem reta e direta, com empatia ao público. Legal.
    Já adicionei na lista de blogs e ficarei por aqui.
    `
    Paz e boa tarde.

    ResponderExcluir
  3. Não achei os seguidores. onde está localizado para que eu possa seguir?

    ResponderExcluir
  4. Oi Bella!!

    Que bom que você gostou! É... prefiro fugir um pouco das polêmicas, apesar de ter minhas próprias opiniões e respeitar as alheias.

    Obrigado! Vamos fazer uma parceria... Colocarei o seu tbm na lista.

    Divulgue aos seus amigos também se puder.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Encontrei os seguidores mas nao consigo seguir.

      Excluir
    2. Hum... não sei o que há então.. deve ser algum problema do site, não?
      Mesmo assim, é um prazer ter vc!
      Vamos manter contato e divulgar nosso blog.

      Abraço!

      Excluir
  5. Olá Elder estou aqui para retribuir a visita ao meu blog.
    Virei seguidora!
    Fique na Paz

    Carol

    http://carolcarrilhotavares.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida!!

      Obrigado!

      Espero que tenha sido abençoada.

      Excluir
    2. Já estou te seguindo e coloquei seu blog na lista!

      Vamos fazer essa parceria para abençoar as vidas!

      Excluir
  6. Irmão Elder,seu blog é uma bênção, li algumas coisas, e dou graças pela Graça derramada sobre si, que a cada dia continue a ser esta bênção.Aquilo que escreve seja como pão para o faminto, e água para o cansado.E que cada irmão ao ler suas mensagens seja edificado, exortado no amor derramado no seu coração, a sua alegria, paz e graça, cresçam de maneira a transbordar seu cálice, e atingir os corações.Deixo as minhas cordiais saudações em Cristo Jesus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi irmão Antônio!

      Obrigado! Fui muito edificado ao ler seu blog também...
      Seguirei!

      Deus te abençoe sempre!

      Excluir
  7. Olá Elder
    Obrigada pela visita lá no meu blog, gostei do seu blog, linda reflexão. Na solidão Deus se faz presente. Que o Senhor te abençoe sempre. Um forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida!

      Que bom que gostou... espero que tenha sido abençoada, pois esse é meu objetivo.
      Se puder divulgue para seus amigos tbm.

      Deus te abençoe grandemente!!

      O senhor é conosco!
      Abraços!

      Excluir
  8. Apreciei, Elder, o desenvolvimento de seu pensamento ao refletir sobre a solidão.
    Admirei sobretudo a frase "Ele nos fala até mesmo com o Seu silêncio." Com certeza, refletindo sobre nossa vida podemos ouvir a voz de Deus.
    Grata pela visita.
    Voltarei a visitá-lo também.
    Celina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah Celina.. que bom que gostou!
      Essa reflexão é de minha autoria mesmo.. faz parte de um pequeno livro que começei a escrever... outras serão postadas.

      Divulgue aos seus amigos!

      Deus nos abençoe!

      Excluir
  9. Legal, gostei!
    Estamos divulgando seu blog no nosso!
    http://debemcomavidanoar.blogspot.com/
    Coloque nos em sua lista tb!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Pastor!

      Uma alegria receber sua visita.

      Sem dúvidas começarei a divulgar agora mesmo em minha lista. Mantemos essa parceria na empreitada de abençoar vidas.

      Abraço.

      Excluir
  10. Estimado Elder:

    Agradables palabras; me recuerda cuando Jesús se retiraba al monte él solo; en soledad debemos convivir con Dios; gracias por participar en el blog; desde Colombia te saludo, y que la Gracia de Nuestro Señor Jesucristo este en ti.

    Bendiciones.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Abel!

      Fico muito feliz em receber seu comentário! Se puder divulgue o blog aos seus amigos.
      Tenho uma amiga que também é colombiana... Fomos juntos para África num trabalho missionário.

      Deus esteja contigo sempre!

      Abraços!

      Excluir
  11. Ok!
    Muito obrigado por colocar meu blog em sua lista.
    Eu também já coloquei o seu blog em minha lista.
    Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  12. Amem!
    Que Deus continue te abençoando eternamente!

    Nilson Magalhães.
    http://dcnilson.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. GRAÇA E PAZ, AGRADEÇO PELA VISITA EM MEU BLOG, SEJA SEMPRE BEM VINDO E AGORA ESTOU SEGUINDO O SEU,GOSTEI MUITO QUE DEUS CONTINUEI ABENÇOANDO.

    ResponderExcluir
  14. Querido, quantas verdades dita em um só texto. Que Deus continue a capacitá-lo cada dia mais e revele muitas verdades através de sua vida.
    Fique na paz!

    ResponderExcluir
  15. Olá queridos!!

    Obrigado pelas visitas e comentários! O blog ainda está novinho... apesar de tê-lo criado no ano passado, fiquei muito tempo sem escrever, pois lá na África, faltava tempo e internet. rsrs..

    Mas em breve poderão conferir muitos reflexões aqui!

    Deus abençoe a todos!

    ResponderExcluir

Seu comentário muito nos alegra!
Que sua vida seja sempre abençoada!