terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Um chamado a Ser Homem (I Reis 2:2-3)



Um chamado a ser Homem



Temos vivido em uma sociedade que se perdeu o verdadeiro sentido de ser homem, o significado de masculinidade autêntica.
Confundem o chamado de ser homem com ser macho e masculinidade com machismo.
Macho qualquer cachorro na rua pode ser, eles agem por instinto, são irracionais. Mas ser homem requer muita disposição e empenho.
Quando falamos em ser homem ou exercer masculinidade, logo o que vem a mente de muitos (principalmente mulheres) são aqueles estereótipos de rapazes fortes, malhados, que são considerados garanhões, vivem na academia malhando o corpo e esquecem de alimentar  o cérebro.
Mas não é esse tipo de personagem que estou falando. Quando digo de ser homem e exercer masculinidade autentica, estou dizendo daqueles que têm uma missão, sabe qual o seu papel e luta para cumpri-lo com excelência.
Os homens têm um chamado singular para representar Deus, para se lembrarem do que Deus disse e falarem de acordo. Mas ao longo da história não tem sido assim.

- Do silencio de Adão á minha falta de envolvimento -
Em Gênesis 1:26, Deus criou o homem e o revestiu de autoridade... Logo em seguida Deus lhe dá uma ordem “De toda arvore do jardim comerás livremente... mas da arvore do conhecimento do bem e do mal não comerás...” (Gn 2:17)
Deus deu ao homem autoridade sobre todas as coisas, e transferiu a ele uma ordem, uma mensagem: “Não comerás”.
Após a criação da mulher, certamente Adão deveria lhe repassar essa mensagem de Deus. Acredito até que ele tenha feito, porém Adão cometeu um erro grave. E esse erro se repete até os dias de hoje.
Onde estava Adão quando a serperte tentou a Mulher? Será que Adão estava ali o tempo todo? Em pé, bem ao lado da sua esposa, enquanto a serpente a enganava com sua astúcia? Será que Adão ouviu cada palavra? Se estava e há boa razão para acreditar que sim, porque ele não disse nada?
Será que Adão viu quando a mulher deu um passo na direção da árvore e estendeu a mão para pegar seu fruto... E não fez coisa alguma e nem falou nada para detê-la?
Adão permaneceu em silencio!
Eva foi enganada pela serpente, mas Adão não. (I Tm 2:14) Ele sabia o que estava acontecendo...
Adão não cumpriu o seu papel! Talvez se ele tivesse dito: Ei, espere um minuto! Querida, não foi isso que Deus disse! Ou tivesse se posicionado contra a serpente e colocado ela pra correr dali, a história seria outra.
Mas Adão não disse nada. Ele ficou ali, viu e ouviu tudo e não disse uma palavra se quer. Ele falhou com sua mulher. Falhou em representar Deus, em sua primeira luta espiritual. Falhou como homem!
Ele lançou sobre a mulher a sua responsabilidade (Gn 3:12), quando na verdade Ele deveria ter agido.
O silêncio de Adão é o começo da falha de cada homem, da rebeldia de Caim à impaciência de Moisés, da fraqueza de Pedro até a minha falha em não amar, ontem, devidamente a minha família. É também um retrato- Inquietante, mas revelador – da natureza do nosso fracasso. Desde Adão, todo homem tem tido uma inclinação natural para permanecer em silencio quando deveria falar. O homem se sente mais confortável em situações nas quais sabe exatamente o que fazer. Quando as coisas ficam confusas e apavorantes, suas entranhas se contraem e ele se afasta. Quando a vida o frustra, com sua enlouquecedora imprevisibilidade, ele sente a raiva crescer dentro de si. E então, cheio de terror e fúria, ele se esquece da verdade de Deus e trata de se defender. Desse ponto em diante, tudo dá errado. Voltado apenas para si mesmo, ele se vira para fazer a sua vida funcionar. O resultado é o que vemos todos os dias: paixões sexuais descontroladas, maridos e pais sem envolvimento, homens zangados que amam estar no controle de tudo.
O papel do homem é governar, ser racional e se entregar de coração as causas de Deus que se resumem em amá-lo acima de tudo,  amar e cuidar da família e trabalhar honestamente. Esta foi a proposta do projeto inicial da família que Deus instituiu (Gênesis 1.31). A corrupção das funções dos gêneros até hoje assolam família e sociedade. Enquanto o homem continuar lidando de forma corrompida com a sua função, famílias continuarão a ser consumidas  pelo silêncio de Adão.
Os homens têm um chamado singular para se lembrarem do que Deus disse e falarem de acordo; a adentrarem a perigosa incerteza com confiança e sabedoria que vêm do ouvir a Deus. Em vez disso, como Adão, nos esquecemos de Deus e permanecemos em silêncio.
Enquanto isso Satanás continua obtendo um número excessivo de vitórias: em nossa sociedade, em nossas igrejas, na vida de nossas esposas, filhos e amigos. Está na hora dos homens recobrarem a voz, de ouvirem a Deus – e de falarem.


Livro: “O silêncio de Adão” Larry Crabb


Se você enfrenta alguma dificuldade na área da sexualidade ou masculinidade e precisa de auxilio e ajuda, entre em contato conosco através do e-mail: saudavelsexualidade@gmail.com
Não temos fórmulas prontas para te oferecer, mas queremos caminhar sobre a verdade que Liberta o homem do pecado, ensinando princípios eternos que regem a nossa vida e nos ajuda a vencer.


Um comentário:

Seu comentário muito nos alegra!
Que sua vida seja sempre abençoada!